Faculdade de Engenharia
Página inicial › Instituição › AdministraçãoDivisão Téc. AcadêmicaSTAEPEEstágios › Engenharia Civil
Estágios - Engenharia Civil

Da Caracterização do Estágio

Os estágios são divididos em:

Estágio Obrigatório

Estágio Não Obrigatório

 

 

Condições para realização do Estágio

  • Estão aptos a realizar o Estágio Obrigatório os alunos do Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNESP – Campus de Ilha Solteira que tenham cumprido 3/5, ou seja 60% dos créditos necessários à integralização do currículo (O mesmo é realizado uma única vez).
  • Os estágios não obrigatório poderão ser realizados por alunos regularmente matriculados no curso de Engenharia Civil, após cumprirem 1/5 (um quinto) dos créditos (O mesmo não tem restrição de carga horária, e pode ser realizado mais de uma vez ao longo do Curso).
  • A duração do estágio obrigatório será de no mínimo 120 horas para os alunos ingressantes até 2007 e de 180 horas para os ingressantes a partir de 2008.

 

Inscrição para Estágio

Caberá ao aluno, com anuência do orientador, preencher e encaminhar a Solicitação de Estágio e o Plano de Estágio à Secretaria de Estágios (STAEPE), antes do início das atividades do estágio ou até o prazo máximo de 15 (quinze) dias, a partir do início do estágio. Em caso de estágios realizados ao longo do período letivo, anexar também a grade horária do aluno.

ATENCÃO: Em caso de não observância do prazo estabelecido para a inscrição do estágio, o mesmo será considerado inválido.

 

Elaboração do Plano de Estágio

O Plano de Estágio é um documento que formaliza a proposta de trabalho a ser desenvolvida pelo estagiário, devendo ser elaborado pelo mesmo, em conjunto com o supervisor da Empresa ou Instituição, com a aquiescência do orientador da Faculdade, de acordo com o padrão estabelecido pela CECEC.

 

 

Acompanhamento e Supervisão do Estágio

Durante a realização do estágio, a supervisão e o acompanhamento do estagiário, ficará sob a responsabilidade do supervisor da empresa e do orientador.

 

 

Relatórios e Avaliação do Estágio

  • O aluno elabora um Relatório Final de Estágio, que é corrigido e alterado, se necessário pelo orientador e /ou supervisor da empresa. O mesmo deve ser encadernado.
  • Os formulários  Declaração de Estágio Realizado e Avaliação do Estagiário deverão ser preenchidos pelo supervisor na empresa e enviados confidencialmente ao orientador da Faculdade.
  • O prazo de entrega do Relatório Final de Estágio é de no máximo 30 dias após a data fixada para o término do estágio, ressalvados os prazos finais de entrega de notas conforme Calendário Escolar, no caso de alunos que necessitem de nota na disciplina "Estágio Supervisionado" para conclusão do curso e dos prazos fixados pelas entidades financiadoras.
  • A avaliação final será feita pelo orientador, no formulário Parecer sobre Estágio Curricular.
  • Caberá ao orientador encaminhar o processo (relatório final de estágio; formulário de avaliação do estagiário; declaração de estágio realizado e parecer sobre estágio curricular) a secretaria de Estágios (STAEPE).
  • A Comissão de Estágios realiza a Análise e Aprovação do Relatório Final de Estágio.
  • Após a aprovação do relatório final. É entregue pela Secretaria de Estágios (STAEPE) o Certificado de Estágio ao aluno, e o Certificado de Orientação ao Orientador do mesmo.

 

Formulários

Regulamento

Solicitação de Estágio

Plano de Estágio

Relatório Final de Estágio

Parecer do Orientador

Declaração da Empresa

Avaliação da Empresa

Atualizada em 21/02/2014 às 15:14 - Responsável: Rosimeire Cantão Paris