Aos vinte e oito dias do mês de maio do ano dois mil e quatro, às oito horas e dez minutos, na Sala de Reuniões, reuniram-se os membros da Congregação da Faculdade de Engenharia do Campus de Ilha Solteira - Unesp, sob a presidência do Professor Doutor Vicente Lopes Júnior e com a presença dos seguintes membros: Professores Doutores – Dalva Maria de Oliveira Villarreal, Anirio Salles Filho, Edson Guilherme Vieira, Falcondes José Mendes de Seixas, Gilberto Pechoto de Melo, Jefferson Nascimento de Oliveira, João Antonio Pereira, Laércio Caetano, Luiz Fernando Bovolato, Max José de Araújo Faria Júnior, Nobuo Oki, Olair José Isepon, Ricardo Alan Verdú Ramos, Ricardo Antonio Ferreira Rodrigues, Sérgio Augusto Mello da Silva, Silvia Maria Almeida Lima Costa, Tsunao Matsumoto e Wilson Manzoli Júnior; Representantes Discentes: Edivaldo André Gomes e Fábio Matsui; Representantes Técnico-administrativos: Paulo Eduardo Homem e Rogério Fernandes da Silva. Ausências Justificadas: Professor Doutor - José Antonio Mathiesen; Representante Técnico-administrativo: Valmiro José da Silva; Representante discente: Leandro Paulo de Castro. I. EXPEDIENTE: Após o quorum ter sido verificado, o Senhor Presidente deu início aos trabalhos do dia. 01. Aprovação da ata da reunião anterior, de 29-03-2004. Deliberação: A Congregação aprovou, tendo vinte e um votos favoráveis e uma abstenção, a ata da reunião de 29-03-2004. 02. Palavra da Presidência: (01) inicialmente, o Sr. Presidente solicitou ao Prof. Edson Guilherme o repasse de algumas informações: Utilizando-se do espaço cedido pela Presidência, o Prof. Edson Guilherme falou a respeito dos seguintes assuntos: A) relatou que esteve, na condição de Coordenador Acadêmico do Programa Alfa TACTS/META, participando, juntamente com a Profª Maria Clara, Assessora da Arex, de uma reunião na Costa Rica, no período de 10 a 13 de maio/04. Salientou que participam da rede três Universidades latino-americanas que são a Unesp, a Universidade da República do Uruguai e a Universidade da Costa Rica. Pela Europa, participam a Universidade do Minho, de Portugal, a Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha e a Universidade de Valenciennes, da França. Informou que naquela reunião conseguiram algumas coisas importantes para a Unesp. Na seqüência, comentou que no relatório técnico, referente ao primeiro ano dos três que engloba o projeto que foi preparado pela universidade coordenadora do Programa (Universidade do Minho/Portugal), a Unesp, através da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, foi bastante elogiada. Frisou que no texto do relatório está inserido que “o alto compromisso da Unesp junto aos objetivos do programa é digno de referência”. O Prof. Edson salientou que a atuação da Unesp no programa foi a que teve o melhor desempenho dentre as universidades latino-americanas participantes da rede. Destacou que, naquela ocasião, a representante da Arex, Profª. Maria Clara repassou para as Universidades participantes do programa, as áreas de interesse para acordo de pesquisas, que foram elencadas pelo Prof. Pimentel da PROPP. Estas áreas são: línguas estrangeiras modernas; engenharia (fontes alternativas de energia, qualidade de energia, mecânica e robótica); ciência dos materiais (cerâmica, fibras ópticas e telecomunicações) e ciências biomédicas (genoma, proteoma e bioinformática). Esta apresentação acabou suscitando um convite da Universidade de Valenciennes, que é uma das Universidades que compõe a rede. Frisou que a Universidade de Valenciennes convidou a representante da Arex, Profª Maria Clara, que estará participando de numa reunião em Torino em setembro na Itália, para visitar a Universidade de Valenciennes e estabelecer acordos de cooperação. Ressaltou que, talvez, o Departamento de Engenharia Mecânica tenha uma grande chance de estabelecer alguns tipos de convênios com aquela Instituição, pois eles têm muito interesse nas áreas de mecânica, robótica e cerâmica. Com relação ao programa em si, em função da economia com a mobilidade estudantil que houve até agora, é provável que consigam oferecer bolsas adicionais para mais quatro ou cinco novos alunos. Neste sentido, caberia então à Unesp a possibilidade de enviar mais um ou dois alunos para as Universidades Européias. Comentou, também, que na mobilidade originalmente prevista, iríamos ainda mandar um aluno para Valenciennes mas, na reunião, houve uma troca. Ao invés de Valenciennes, iremos mandar o aluno para Portugal. O Prof. Edson disse que este aluno já está selecionado, só está aguardando o fim do movimento de greve para acionar as atividades, para que a mobilidade possa ocorrer, provavelmente, a partir de dezembro/04 ou janeiro do próximo ano. Comentou, também, que se reuniram com o Diretor e Chefes de Departamentos de Engenharia da Universidade da Costa Rica e eles também se mostraram dispostos a estabelecer cooperação científica de mobilidade docente e discente. Informou que a Universidade da Costa tem um número muito pequeno de professores com pós-graduação, daí o interesse de fazerem mestrado e doutorado na Unesp. Talvez esta seja uma possibilidade de nossos programas de pós-graduação estarem recebendo docentes da Costa Rica e mandando docentes nossos para participarem do intercâmbio de cooperação científica. B) informou que o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Prof. Marcos Macari, visitou nossa Unidade no dia 20 de maio. Na oportunidade, conversou com o corpo docente e discente dos programas de pós-graduação. O relato feito pelo Prof. Macari em relação à expectativa que ele tem a respeito da avaliação dos nossos cursos de pós-graduação junto à Capes é a seguinte: Agronomia – acredita que deverá manter o conceito 4. Ciência dos Materiais – deverá passar do conceito 3 para 4. Engenharia Civil – deverá manter o conceito 3. Engenharia Elétrica – existe uma tendência de passar do conceito 4 para 5. Engenharia Mecânica – corre risco de baixar o seu conceito de 3 para 2. C) informou que no próximo dia 17 de junho, às 18h30m na Livraria Unesp, na Reitoria, a Proex irá lançar a revista Ciência em Extensão, que será voltada para publicação de trabalhos da área de extensão. D) comentou que a CAC (Comissão de Atividades Artísticas e Culturais) de nossa Unidade, foi reformulada e o novo agente cultural e presidente da Comissão é o Prof. Anirio Salles Filho. E) informou que participou nas últimas semanas de duas reuniões com o Reitor da Unesp. Uma ocorreu no dia 18 de maio com os Vice-diretores e outra no dia 26 de maio com os Diretores de Unidades. Ressaltou que participou da reunião de Diretores, substituindo o Prof. Vicente Lopes Júnior, que estava afastado, participando de um evento na cidade de Recife. Na seqüência, fez um resumo das medidas anunciadas nas reuniões. 1º- Contratação docente – em substituição a professores conferencistas que foram ou estão sendo contratados (prazo de 89 dias), serão utilizados alunos de doutorado, como bolsistas, a partir do segundo semestre deste ano. Salientou que estas normas já foram aprovadas pelas Pró-reitorias. Ressaltou que as normas foram apresentadas aos Diretores que, por sua vez, fizeram algumas sugestões. O Prof. Edson Guilherme disse que a sua impressão em relação aos Diretores é que eles preferiram esta nova proposta, pois estará contribuindo com a formação dos nossos alunos de pós-graduação, e podendo selecionar alunos de bom desempenho para estar ministrando disciplinas nos cursos novos. As normas aprovadas pelas Pró-reitorias foram as seguintes: 1- o docente a ser contratado deverá ser preferencialmente doutorando da Unesp. Disse que isto não se exclui a Unidade que não possui doutorado naquela área. Neste caso, podendo ser contratado aluno de outra Unidade ou mesmo fora da Unesp. 2- a bolsa para esta atividade será de R$ 700,00 por mês no período de setembro a dezembro de 2004, para uma carga horária máxima de 8 horas-aula semanais, sem prejuízo das atividades dos programas de pós-graduação do aluno. 3- a seleção do docente será feita pela Unidade Universitária interessada, cabendo a ela o estabelecimento dos critérios para contratação. 4- os processos de contratação docente, em substituição a docentes falecidos, aposentados ou dispensados, tramitarão normalmente. As sugestões dos Diretores em relação às normas apresentadas foram as seguintes: 1- ao invés de definir o prazo para contratação de setembro a dezembro/2004, que seja fixado até o término do segundo semestre de 2004, pois, em função da greve, não há garantias que o ano letivo se encerre em dezembro de 2004. 2- já que a medida é para conter despesas, que fosse estabelecido, além da bolsa, uma meia bolsa, porque existem muitas disciplinas que possui carga horária semanal igual ou menor que 4 horas. 3- como existe a possibilidade de contratação de doutorandos de fora da Unidade de origem, foi solicitado o pagamento da tabela DETIN para estes alunos, para custear despesas com deslocamentos. - Medidas de contenção de despesas – anunciou uma série de medidas com validade para 3 meses. Tais medidas serão avaliadas a partir de setembro próximo, para ver qual está sendo o desempenho da arrecadação do ICMS. O Reitor disse que o déficit da Unesp hoje é de R$ 6 milhões/mês em relação à arrecadação do ICMS. Com as medidas que serão relacionadas a seguir, pretende-se fazer uma economia da ordem de R$ 3 a 4 milhões/mês. O Prof. Edson esclareceu que as medidas listadas a seguir não são oficiais, pois o Reitor se comprometeu, num prazo de 15 dias, a enviar um documento relacionando todas as medidas. As medidas anunciadas na reunião foram as seguintes: Em relação à Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa - PROPP: 1- suspensão do programa de captação de recursos para pesquisa, que trata do repasse de 10% para projetos que captam recursos junto às agências financiadoras. 2- Congresso de Iniciação Científica - Não foi discutido, pois está previsto para ocorrer após setembro/2004. O Prof. Edson acredita que corre um sério risco de não ser realizado este ano. Em relação à Pró-reitoria de Administração - PRAd: corte de todos os programas de treinamento de servidores da PRAd e da Coordenadoria Geral de Bibliotecas. Em relação à Pró-reitoria de Extensão - PROEX: 1- corte do PROPERFF (Programa de formação permanente de funcionários). Em nossa unidade representa a alfabetização de mais de 50 servidores que não têm o ensino fundamental ou o ensino médio completados. Neste programa, a Unidade contava com 5 bolsistas e tinha um auxílio anual que girava em torno de R$ 5 mil. Salientou que o programa foi suspenso, inclusive pelo autor da proposta inicial que foi o Prof. Paulo César Razuk. O Prof. Edson Guilherme disse que a Unidade vai manter o programa utilizando-se de bolsistas PAE e com recursos da Administração. 2- em relação às bolsas PAE, num total de 76, deverão ser mantidas. No entanto, as bolsas de extensão universitária, provavelmente, serão cortadas. O assunto está em discussão na PROEX. Nesta modalidade, a nossa Unidade tem 16 bolsas aprovadas. Destas, 11 foram em função da avaliação dos projetos e 5 foram aprovadas como recursos encaminhados pelos coordenadores dos projetos. Frisou que é bem provável que estas 5 bolsas, que foram suplementadas, sejam mantidas. 3- O Congresso de Extensão Universitária foi adiado. Existe uma tentativa de realizá-lo na segunda quinzena de novembro/2004, como ocorreu no ano de 2002. No entanto, a expectativa tanto da PROEX, como dos Vice-diretores é que ele não ocorra em função de uma série de dificuldades, como de espaço, ano eleitoral, etc. 4- suspensão de auxílios para eventos, cursos de extensão e auxílios para aprimoramento. 5- encontro de corais que sempre ocorre no final do ano, só será autorizado se houver captação de 100% de recursos. Em relação à REITORIA: 1- restrição do uso de táxi. A PRAd deverá criar normas a respeito da utilização deste tipo de serviço. 2- restrição do número de diárias de assessorias e corte de assessores. 3- estabelecimento de cotas de sulfite e toner, com redução de 50% na média dos últimos meses. 4- bloqueio de celulares e redução de ramais telefônicos com acesso externo. 5- redução do consumo de energia. Deverão ser adotadas as mesmas medidas da época do apagão. Já foi anunciado que a Reitoria encerrará o seu expediente às 17:00 horas. 6- suspensão da convocação de servidores para a Reitoria. O ressarcimento para convocação dar-se-á somente com autorização prévia. A respeito deste assunto, citou a solicitação de um membro da Atlética da nossa Unidade para participar de uma reunião preparatória do Interunesp, inclusive pedindo a conversão da passagem em combustível. O Prof. Edson disse que o pedido de conversão foi indeferido porque não existe amparo legal para sua autorização. Comentou que não tem conhecimento da convocação da Reitoria para esta viagem. Neste sentido, informou que a Direção não autorizará o pagamento da passagem e da diária previamente autorizadas, senão o ressarcimento não será feito pela Reitoria. 7- será feita padronização de material de consumo para adiantamento. Disse que este assunto também envolverá as Unidades. As normas serão criadas pela PRAd. O Reitor informou que a média mensal de gastos da Unesp com adiantamento é de R$ 1.352.000. Deste total, R$ 557.000 são gastos pela Reitoria e R$ 795.000 são gastos pelas Unidades. A proposta do Reitor é que haja uma redução destes valores da ordem de 50% na Reitoria e 30% nas Unidades Universitárias. 8- será feita a transferência do CEMEQ, que passará da Fundunesp para a FAMESP. 9- o Biotério Central da Unesp deverá ser gerenciado pela Fundunesp. 10- os 128 funcionários que prestam serviços nas Unidades, que são pagos pela Fundunesp, serão dispensados e haverá concursos nas Unidades para contratação pela Unesp. 11- compra de livros didáticos – tentará viabilizar as aquisições através da Editora Unesp. 12- Serviço de Xerox – será descentralizado. O contrato vencerá em julho. Num estudo feito, foi estabelecida uma forma de distribuição dos recursos para contratação de serviços que compreende número de alunos, docentes e servidores. Pelos cálculos, a quota da Unidade de Ilha Solteira será de R$ 73.000/ano. Como o contrato será para o segundo semestre, deveremos receber 50% deste valor, o que corresponde a R$ 36.500. A forma de contratação dos serviços, se por pregão ou licitação, está sendo tratada com as Diretorias Administrativas. Então, cada Unidade deverá optar pela maneira que achar mais conveniente, sob a supervisão da PRAd. A Unidade terá prazo até a próxima segunda-feira para manifestar a respeito do assunto. 13- suspensão do processo de promoção de servidores durante o período de três meses. 14- suplementação de verba de custeio para as Unidades Universitárias. O Reitor disse que está prevista, mas não garantida. Comentou que a suplementação vai depender da arrecadação do ICMS e dos resultados das medidas que estão sendo adotadas. (02) tendo em vista o encerramento do mandato dos Representantes dos Coordenadores dos Programas de Pós-graduação, Profª Mônica Pinto Barbosa (Titular) e João Antônio Pereira (Suplente), agradeceu o trabalho, participação e empenho dos mesmos à frente dos Cursos, bem como junto ao Colegiado. (03) visto o encerramento do mandato dos representantes da Associação Docente Local, Prof. Wilson Manzoli Júnior (Titular) e Antonio João Diniz (Suplente) agradeceu a participação dos mesmos à frente do Colegiado. (04) solicitou a inclusão, em pauta, dos seguintes assuntos: 1- Elaboração de uma Moção de agradecimento ao Secretário de Educação do Estado de São Paulo, por ter permitido a cessão do prédio do Centro de Treinamento para a Unesp. 2- Processo nº 1518/2003, que trata da apresentação do Relatório de Curso de Extensão Universitária “Fortran 90/95”, realizado no período de 01-10 a 30-11-2003, pelo Departamento de Engenharia Mecânica. 3- Expediente nº 026/04, que trata da Reestruturação do Curso de Licenciatura em Física. 4- OF.DEFERS.044/04 solicita autorização para construção de um prédio de 250 m2 anexo ao Laboratório de Entomologia, com recursos captados pelo Prof. Geraldo Papa, através de projetos junto à FEPISA. 5- Carta elaborada pela comunidade acadêmica da Unesp de Ilha Solteira, reunida em Assembléia no dia 28 de maio/04, acerca da Crise da Unesp: Dilemas e Soluções. A solicitação para inclusão foi aprovada por unanimidade de votos. (05) face às colocações do Prof. Edson a respeito das medidas de contenção de gastos anunciadas pelo Magnífico Reitor, e tendo em vista reunião realizada com Chefes de Departamentos e Coordenadores de Cursos de Graduação e de Programas de Pós-graduação da Unidade, para tratar de assuntos relativos a viagens didáticas e treinamentos, informou que o repasse de recursos discutidos na reunião para custear tais atividades está suspenso, haja vista que não temos garantido a suplementação de quotas, em virtude da queda da arrecadação do ICMS. (06) em relação à regularização dos imóveis construídos pela Unesp, informou que 10 imóveis, sendo 3 do Passeio Caconde e 7 do Passeio Mococa, foram aprovados na Prefeitura. Informou, também, que, na seqüência, deverão, ainda, ser requeridos o auto de construção, a certidão de construção e o habite-se. De posse destes documentos, deverá se dirigir ao Cartório de Registro de Imóveis, em Pereira Barreto, para registrar o imóvel, providenciar a escritura e registrá-la. Na seqüência, comentou que estes imóveis são aqueles que faziam parte do loteamento que não precisava do projeto de impacto ambiental. Já o loteamento que necessitava do projeto de impacto ambiental está na CETESB, em Araçatuba, para aprovação. Palavra dos Membros: O Prof. Wilson Manzoli Júnior falou a respeito de dois assuntos: 1º- questionou se os Diretores, na reunião com o Magnífico Reitor, perguntaram como a Unesp chegou nesta situação, uma vez que tem recebido correspondências em sua residência dizendo que a Unesp está a mil maravilhas. Além disto, salientou que o Reitor enviou recentemente um documento ao Cruesp, em relação a cursos de extensão, no qual afirma que temos em torno de R$ 30 milhões em caixa para expansão de vagas. 2º- em relação à carta elaborada pela comunidade acadêmica da Unesp de Ilha Solteira, sobre a Crise da Unesp: Dilemas e Soluções, disse que os docentes, em Assembléia realizada no dia 27 de maio/04, solicitaram que o documento passe a ser de responsabilidade da Congregação e que seja enviado para constar na pauta da próxima reunião do Conselho Universitário da Unesp. O Prof. Max José de Araújo Faria Júnior falou a respeito de dois assuntos: 1º- solicitou ao Prof. Edson Guilherme a elaboração de um resumo das informações passadas a respeito das medidas anunciadas na reunião com o Magnífico Reitor, para que possa dar conhecimento aos docentes do seu Departamento, pois são informações importantes e de interesse geral. 2º- externou os agradecimentos às servidoras da Seção Técnica Acadêmica, Maria Luiza Sarubi Barreto e Maria Nilda Lofego Otoboni, bem como do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Ângela Maria Marcelino Kato, pela eficiência com que realizaram seus trabalhos durante o Concurso para preenchimento de função docente no conjunto de disciplinas Solos I, II e III, e também pelo desprendimento e atenção dispensada ao Departamento e à Banca Examinadora, ressaltando-se que no último dia do concurso, dada a carga de trabalho, deixaram as dependências do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos por volta da meia-noite. Manifestou, também, seu agradecimento aos membros da Banca, os professores Morel de Passos e Carvalho, Eduardo Fávero Caires e Lúcia Helena Cunha dos Anjos, pelo trabalho intenso desenvolvido na avaliação dos dezesseis candidatos. O Prof. Ricardo Alan Verdú Ramos disse que esteve em uma reunião, em Bauru, no dia 24-05-2004, acompanhado dos professores João Batista Aparecido e João Batista Campos Silva, com a finalidade de participar do Workshop GridUNESP e relatou que na oportunidade o Prof. Adriano Mauro Cancian apresentou as tendências da UnespNET e como ficará a nova topologia da mesma, tendo em vista que a FAPESP deixará de bancar os custos da Rede ANSP a partir de agosto de 2004, embora ainda existam algumas pessoas que não acreditam que isso realmente irá acontecer. O Prof. Jefferson Nascimento de Oliveira, considerando as colocações do Prof. Edson Guilherme em relação à contenção de despesas, questionou a Direção se teremos condições reais de bancar a realização das Semanas das Engenharias, pois a Unidade sempre apoiou financeiramente os eventos. O Representante Técnico-administrativo, Paulo Eduardo Homem solicitou apoio dos Chefes de Departamentos e demais membros da Congregação para que solicite aos seus pares a doação de agasalhos para a campanha do agasalho de 2004. Informou, ainda, que existem distribuídas na Unidade várias caixas de coleta. Respondendo os questionamentos dos membros, o Prof. Vicente prestou as seguintes informações: 1- a respeito da 1ª questão do Prof. Manzoli, se foi perguntado ao Reitor como a Unesp chegou a esta situação, disse que isto sempre tem sido colocado e questionado e, por várias vezes, informou na Congregação o posicionamento dos Diretores em relação aos assuntos tratados nas reuniões. Disse, também, que as Unidades devem assumir a parcela de culpa que tem no processo. Como exemplo, citou a ampliação do número de vagas da Unesp de Ilha Solteira. Ressaltou que passamos de 200 para 450 vagas/ano e que o Reitor nunca veio a Ilha Solteira pedir para aumentar o nosso número de vagas. Salientou que a Unidade disputou com a Faculdade de Odontologia de Araçatuba para que o curso de Zootecnia fosse instalado em Ilha Solteira. Esclareceu, ainda, que também temos culpa no processo de expansão de vagas, pois os projetos pedagógicos dos cursos, inclusive os nossos, sempre previam muito menos do que seria necessário para criação dos cursos. Muito embora alguns projetos pedagógicos tenham sido elaborados há algum tempo, mas, de certa forma, nunca foram feitos de maneira real, porque na Unesp existe a premissa de que se pedir o que for necessário para instalação, não é aprovado, pois fica muito caro. Concluindo, disse que a reunião do Reitor com os Vice-diretores e Diretores de Unidades foi para tratar destes assuntos, pois a questão está insuportável em todas as Unidades. 2- em relação à questão do Prof. Ricardo Alan da rede passar para 34 Mb, disse que falou a respeito deste assunto algumas vezes na Congregação. Comentou que o pessoal da Reitoria, bem como o Prof. Macari, quando aqui esteve, na semana passada, informou que o serviço já foi aprovado pela Reitoria e só não foi contratado em função das medidas de economia anunciadas na reunião com os Diretores. O Prof. Vicente disse, também, que, atendendo a um pedido seu, este assunto foi incluído na pauta da reunião com os Diretores e que enviou um e-mail ao Prof. Cancian perguntando como estava a situação, pois há muito tempo ele vinha cobrando uma solução para o caso. Finalizando, comentou que segundo palavras do Prof. Cancian, é problema da PRAd e da Aplo, pois quando ele cobra a Aplo, eles dizem que já liberaram os recursos e que o processo está na PRAd para contratar, quando vai à PRAd, é dito que  a Aplo ainda não liberou os recursos financeiros. Então, fica este jogo de empurra. Salientou que este assunto foi discutido na reunião de Diretores e foi levado ao Reitor. 3- em relação ao questionamento do Prof. Jefferson Nascimento, informou que as Semanas das Engenharias serão realizadas e devem ser adequadas ao nosso orçamento. Salientou que a verba do Banespa já está depositada, faltando definir apenas a quantia que vai para cada curso e que os coordenadores das Semanas estão buscando patrocínios. Na seqüência, enfatizou que o que temos de concreto para este ano é que a verba da Proex não será liberada. II - ORDEM DO DIA: O Senhor Presidente propôs a aprovação da pauta e da extrapauta por inteiro, sem prejuízo de destaques, obtendo-se aprovação unânime de seus membros. A. PROCESSOS: 1) RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES: a) 1532-2001-DM - ALI MESSAOUDI. Referência: Relatórios anuais de atividades em RDIDP, referentes aos períodos de 16-03 a 31-12-2002 e de 01-01 a 31-12-2003. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, o parecer favorável aos relatórios anuais de atividades em RDIDP em referência. 2) PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE RDIDP: a) 814-2004-DM - EDSON DONIZETE DE CARVALHO. Referência: Proposta de aplicação do Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP e plano global de atividades (plano de pesquisa) para o estágio probatório. b) 135-2004-DEC - JOSÉ LUIZ PINHEIRO MELGES. Referência: Proposta de aplicação do Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP e plano global de atividades (plano de pesquisa) para o estágio probatório. Deliberação: A Congregação, à vista dos pareceres das Comissões Permanentes de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, manifestou-se, por unanimidade de votos, favoravelmente às propostas de aplicação do Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP, às funções docentes a serem exercidas pelos interessados, e aos planos globais de atividades (planos de pesquisa) para o estágio probatório. 3) AFASTAMENTO INTEGRAL: a) 616-1990-DEFERS - CARLOS ALBERTO HECTOR FLECHTMANN. Referência: Pedido de afastamento integral, no período de 06-09 a 24-12-2004 (inclusive trânsito), para participar no desenvolvimento do projeto “Development of Effective Attractants for Trapping Sirex noctilio”, na Pennsylvania State University, University Park, Pennsylvania, Estados Unidos. b) 794-1995-DEC - LUZENIRA ALVES BRASILEIRO. Referência: Pedido de afastamento integral, no período de 24-09 a 03-10-2004 (inclusive trânsito), para participar, com apresentação de trabalho, do evento “XIII PANAN - Congresso Panamericano de Engenharia de Trânsito e Transportes”, na cidade de Albany, Nova York - Estados Unidos. c) 1445-1979-DBZ - WILMA APARECIDA STARKE BUZETTI. Referência: Pedido de afastamento integral, no período de 23-07 a 07-08-2004 (inclusive trânsito), para participar, com apresentação de trabalho da Reunião Científica 49th Meeting of the American Society of Parasitologists, na Philadelphia, Pennsylvania, Estados Unidos, e realizar visita técnica na University of Wisconsin, Madison, Estados Unidos. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, os pareceres favoráveis aos pedidos de afastamentos integrais em referência, sem prejuízo de vencimentos-salários e demais vantagens do cargo-função (itens a a c). d) 1178-1982-DEC - MÔNICA PINTO BARBOSA. Referência: Pedido de afastamento integral, no período de 29-05 a 05-06-2004 (inclusive trânsito), para participar, com apresentação de trabalhos, no Congresso de Métodos Computacionais em Engenharia, e de reuniões de trabalho no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, na cidade de Lisboa - Portugal. e) 929-1982-DEE - APARECIDO AUGUSTO DE CARVALHO. Referência: Pedido de afastamento integral, no período de 16 a 26-05-2004 (inclusive trânsito), para participar dos seguintes eventos: De 18 a 20-05-2004: apresentar trabalho, no “Instrumentation and Measurement Technology Conference - IMTC 2004”, na cidade de Como - Itália; Dias 24 e 25-05-2004: realizar visita técnica na Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona - Espanha. f) 523-1994-DEC - GERALDO DE FREITAS MACIEL. Referência: Pedidos de afastamentos integrais: no período de 29-05 a 05-06-2004 (inclusive trânsito), para participar, com apresentação de trabalhos, no Congresso de Métodos Computacionais em Engenharia, e de reuniões de trabalho no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, na cidade de Lisboa - Portugal, e no período de 06 a 12-06-2004 (inclusive trânsito), para participar do evento Novatech’2004 - 5ª Conferência Internacional sobre Técnicas e Estratégias de Gestão de Águas Urbanas, na cidade de Lyon - França. g) 217-1989-DEC - ADRIANO SOUZA. Referência: Pedido de afastamento integral, no período de 16 a 22-05-2004 (inclusive trânsito), para participar, com apresentação de trabalhos, na XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingenieria Estructural, em Mendoza - Argentina. Deliberação: A Congregação referendou as manifestações “ad referendum” do Colegiado, favoráveis aos pedidos de afastamentos integrais em referência, sem prejuízo de vencimentos-salários e demais vantagens do cargo-função (itens d a g). 4) AUTORIZAÇÃO PARA CURSAR DISCIPLINA E RELATÓRIO ANTERIOR: a) 678-1982-DM - EDISON RIGHETO. Referência: Autorização para cursar, no período de 1º-03 a 22-05-2004, às segundas-feiras das 14 às 18 horas, como aluno especial, a disciplina “Otimização Linear”, junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, nível de Doutorado, da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira - UNESP, e relatório (comprovantes) de autorização para cursar as disciplinas “Programação Não Linear e Lógica Nebulosa”, referente aos períodos de 09-06 a 10-09-2003 e 22-09 a 19-12-2003. Deliberação: A Congregação referendou a manifestação “ad referendum” do Colegiado, favorável à autorização para cursar disciplina e ao relatório (comprovante) em referência. 5) RELATÓRIO DE AFASTAMENTO INTEGRAL: a) 1151-1991-DEE - DILSON AMÂNCIO ALVES. Referência: Relatório do afastamento integral, realizado no período de 14 a 20-03-2004 (inclusive trânsito), quando participou, com apresentação de trabalhos, do WCETE 2004 World Conference on Engineering and Technology Education, em Santos-SP (14 a 17-03-2004), e realizou visita ao Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos - USP, em São Carlos - SP (18 a 19-03-2004). b) 966-1992-DEFERS - PAULO CEZAR CERESINI. Referência: Relatório do afastamento integral, realizado no período de 05-01 a 06-02-2004 (inclusive trânsito), quando desenvolveu etapa da pesquisa “Marcadores codominantes SniPTag para discriminação de genótipos de Rhizoctonia solani AG-1 IA associados à soja e ao arroz no Brasil”, no Laboratório de Fitopatologia Molecular da Faculdade de Ciências Agronômicas do Câmpus de Botucatu - UNESP. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, os pareceres favoráveis aos relatórios dos afastamentos integrais em referência. 6) RELATÓRIO DE AFASTAMENTO PARCIAL: a) 37-1981-DFTASE - MARIA APARECIDA ANSELMO TARSITANO. Referência: Relatório (comprovante) do afastamento parcial, realizado no período de 15-08 a 03-10-2003 (inclusive trânsito), às sextas-feiras, quando participou do Curso de Extensão “Gestão Universitária”, na Faculdade de Odontologia do Câmpus de Araçatuba - UNESP, em Araçatuba - SP. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, o parecer favorável ao relatório (comprovante) do afastamento integral em referência. 7) RELATÓRIO DE EXERCÍCIO DE ATIVIDADE CONCOMITANTE REMUNERADA: a) 966-1981-DM - PAULO ISAMO HIRATSUKA. b) 304-1980-DM - JOSÉ MARCOS LOPES. Referência: Relatórios do exercício concomitante de atividades remuneradas, quando ministraram o curso “Fundamentando uma prática do ensino de Matemática - utilização do computador no desenvolvimento do conteúdo de Matemática do Ensino Médio” do Projeto Teia do Saber, na UNESP - Câmpus de Ilha Solteira, no período de outubro a dezembro/2003, aos sábados, perfazendo um total de 40 horas para cada docente. c) 1062-1982-DBZ - JOÃO ANTONIO DA COSTA ANDRADE. Referência: Relatório do exercício concomitante de atividade remunerada, quando ministrou curso “Do Sol ao Solo: Sustentabilidade do Sistema” no desenvolvimento do tópico “Genética” do Projeto Teia do Saber, na UNESP - Câmpus de Ilha Solteira, no período de outubro a dezembro/2003, aos sábados, perfazendo um total de 8 horas. d) 1446-1979-DBZ - MARIA CONCEIÇÃO ZOCOLLER SENO. Referência: Relatório do exercício concomitante de atividade remunerada, quando ministrou curso “Do Sol ao Solo: Sustentabilidade do Sistema” no desenvolvimento do tópico “Zoologia” do Projeto Teia do Saber, na UNESP - Câmpus de Ilha Solteira, no período de outubro a dezembro/2003, aos sábados, perfazendo um total de 8 horas. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, os pareceres favoráveis aos relatórios de exercício concomitante de atividades remuneradas em referência. 8) CANCELAMENTO DE AFASTAMENTO INTEGRAL: a) 1178-1982-DEC - MÔNICA PINTO BARBOSA. Referência: Pedido de cancelamento do afastamento integral, autorizado no período de 16 a 22-05-2004 (inclusive trânsito), para participar, com apresentação de trabalhos, na XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingenieria Estructural, em Mendoza - Argentina. Deliberação: A Congregação tomou conhecimento do pedido de cancelamento do afastamento integral em referência, sem prejuízo de vencimentos e demais vantagens do cargo. 9) CONCURSO DOCENTE - RECURSO DE CANDIDATA: a) 1363-2003- DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA. Referência: Concurso público de títulos e provas, para preenchimento de uma função de Professor Assistente, em RDIDP, sob o regime jurídico da CLT, no conjunto de disciplinas: “Matemática I e II”. Deliberação: A Congregação referendou a manifestação "ad referendum" do Colegiado, que negou provimento ao recurso impetrado pela candidata Luiza Yoko Taneguti, inscrita no concurso público de títulos e provas em referência. 10) CONCURSO PÚBLICO: a) 116-2003- DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA, TECNOLOGIA DE ALIMENTOS E SÓCIO-ECONOMIA. Referência: Concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de Professor Assistente, em RDIDP, na disciplina Crédito Rural e Política Agrícola - análise do resultado, em função do Ofício nº 783-2004 do Poder Judiciário - Foro Distrital de Ilha Solteira. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos, análise e ampla discussão do assunto, e considerando a decisão do Colegiado na reunião de 27-04-2004, que aprovou a constituição de uma Comissão para reanalisar o Processo do Concurso e compor as notas, para cumprimento da decisão judicial, deliberou pela apreciação das propostas conforme o documento judicial, ou seja: 1ª- apreciando o recurso interposto pela candidata classificada em segundo lugar no concurso em questão, dê-lhe provimento, alterando as notas atribuídas aos candidatos. A Comissão constituída pela Congregação propôs alteração do resultado final do concurso, ou seja, candidata Sônia Regina Paulino, média final 8,29 e candidato Carlos Roberto do Espírito Santo, média final 7,995. O Relatório da Comissão fará parte integrante da presente Ata. 2ª- apreciando o recurso interposto pela candidata classificada em segundo lugar no concurso em questão, negando-lhe provimento, ratifique a decisão da Banca Examinadora. Na seqüência, posto em votação, a 1ª proposta recebeu doze votos favoráveis, a segunda proposta recebeu quatro votos favoráveis, com seis abstenções. Declaração de Voto: 1- O Prof. Max José de Araújo Faria Júnior fez a seguinte declaração de voto: Absteve de votar, pois, em seu entendimento, o papel da Congregação é homologar ou não o resultado de concursos, não cabendo alteração de notas de bancas examinadoras, e que o mais correto seria que a Unidade tivesse recorrido da decisão judicial que mandava dar provimento a um ou a outro candidato. 2- A Prof. Silvia Maria Almeida Lima Costa fez a seguinte declaração de voto: eu disse que sobre meu voto em favor da alternativa 2, qual seja, para ratificar o resultado na banca representa o entendimento do Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia; se houve questões polêmicas e não resolvidas envolvendo aspectos formais do processo seletivo, entende-se que não se altera resultado de banca examinadora aprovada para conduzir o processo. A Profª Silvia Maria Almeida Lima Costa solicitou para que constasse em Ata o texto a seguir, referente a sua fala, quando das discussões do assunto relativo ao concurso: 1- Sobre a contratação e homologação dos resultados, interessaria ao Departamento manter a anulação do concurso, considerando que desde a abertura do mesmo até a realização e homologação do resultado temos tido problemas envolvendo questões como necessidade e oportunidade do mesmo quanto às questões formais que envolveram a realização e os recursos subseqüentes. Quanto à necessidade/oportunidade da abertura do Concurso foi questionada pela reitoria, uma vez que a vaga encontra-se ocupada por docente que, embora não tenha manifestado interesse em prestar concurso para regularizar a situação frente ao EDUNESP, encontra-se no desempenho de suas funções e, a princípio, permanecerá na Unidade por ainda dois anos. Uma nova contratação representaria ampliação de vaga. Um outro ponto a ser considerado é que, dado que o Meritíssimo Juiz, ao circunstanciar sua missiva no documento encaminhado pelo Senhor Diretor e sua advogada, na linha da argumentação apresentada, entendeu que o elemento julgador, ou a Banca Examinadora se negaria a rever resultados por simples "birra", dado que não consta dos autos as argumentações apresentadas oralmente na Congregação do dia 04/11/03, em que constaram as justificativas e ponderações da banca examinadora. No contexto encaminhei, em 03-05-04, o documento lido neste colegiado, naquela data, acrescentando-se algumas poucas considerações e solicitei ao Senhor Diretor que acrescentasse aos autos do processo. O Senhor Diretor indeferiu a solicitação justificando que a Congregação já tem conhecimento dos argumentos, e que não havia fato novo a acrescentar. A intenção que justificou o encaminhamento do documento não se refere a tentar retomar o assunto nesta Congregação, mas em primeiro lugar para submeter os argumentos à comissão que estaria reavaliando todo o processo do concurso, em segundo lugar, e com maior importância, pretendia-se que o documento constasse dos autos para que o mesmo fosse considerado na eventualidade de possíveis novos desdobramentos judiciais deste processo. O indeferimento da anexação solicitada foi considerada por mim como um sério cerceamento ao direito de argumentação da Banca. Em terceiro lugar, e considerando o primeiro argumento de que interessaria ao Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia manter o primeiro encaminhamento da Congregação, a anulação do concurso, uma condução possível, mas não a adotada seria o Senhor Diretor ter convocado extraordinariamente este colegiado e consultá-lo quanto à pertinência de recorrer do encaminhamento do Meritíssimo Juiz, insistindo em manter a improcedência da ação do Senhor Carlos Roberto do Espírito Santo. Face às colocações da Profª Silvia, o Prof. Vicente prestou os seguintes esclarecimentos: 1º- quanto à questão de ampliação de vagas, disse que isto não irá ocorrer. Comentou que o concurso tem prazo de validade por 6 meses e pode ser prorrogado, a pedido do Departamento. Se não for solicitada a prorrogação, após o prazo de 6 meses o concurso perde a validade. 2º- quanto à questão do indeferimento do documento encaminhado para que constasse dos autos, disse que o mesmo não foi incluído, pois não continha nenhum fato novo e todos os argumentos e informações contidos no mesmo foram exaustivamente discutidos nas reuniões da Congregação que trataram do assunto. Além disto, é sabido por todos a forma de encaminhamento das Atas. Durante as reuniões as mesmas são colocadas para apreciação e aprovação e os membros do Colegiado sempre tiveram oportunidades de solicitar alterações/inclusões. Portanto, após sua aprovação não caberia inclusão de qualquer documento. Disse, também, que foi feita uma consulta à procuradora da unidade, Drª Marilena Soares Moreira, a respeito da pertinência de juntada do documento no Processo. Como a sugestão da Drª Marilena foi que o assunto não havia sido incluído na época da aprovação da Ata, portanto era extemporâneo, também serviu como base para o indeferimento da solicitação. b) 621-2004 - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA. Referência: Programa do concurso público de títulos e provas para obtenção do título de Livre-docente, na disciplina “Processamento Digital de Sinais”. c) 776-2004 - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. Referência: Programa do concurso público de títulos e provas para obtenção do título de Livre-docente, no conjunto de disciplinas: “Tecnologia Mecânica I e II”. Deliberação: A Congregação deliberou, por unanimidade de votos, propor os programas elaborados pelos Departamentos, para aprovação da Câmara Central de Pós-graduação e Pesquisa, como condição para realização dos concursos públicos de títulos e provas em referência (itens b e c). Referência: Homologação dos resultados dos Concursos Públicos de Títulos e Provas para preenchimento de funções docentes, conforme segue: d) uma função de Auxiliar de Ensino, em RTP, sob o regime jurídico da CLT, junto ao Departamento de Matemática, no conjunto de disciplinas Desenho Técnico I e II, realizado nos dias 26 e 27-4-2004, na seguinte conformidade: Candidato(a) – Média Final – Classificação: Clodney Falqueiro – 7,88 - 1º; Fernando Yoiti Obana - 6,58 - desclassificado. (Proc. 0119-2003-CISA). e) uma função de Professor Assistente, em RDIDP, sob o regime jurídico da CLT, junto ao Departamento de Matemática, no conjunto de disciplinas Desenho Técnico I e II, realizado nos dias 26 e 27-4-2004, na seguinte conformidade: Candidato(a) – Média Final – Classificação: Luiz Carlos Facundo Sanches – 8,20 - 1º; Francisco José Blasi de Toledo Piza - 6,15 - desclassificado. (Proc. 1232-2003-CISA). f) uma função de Professor Assistente, em RDIDP, sob o regime jurídico da CLT, junto ao Departamento de Matemática, no conjunto de disciplinas Estatística e Introdução à Ciência da Computação, realizado nos dias 26, 27 e 28-4-2004, na seguinte conformidade: Candidato(a) – Média Final – Classificação: Berenice Camargo Damasceno - 8,67 - 1º; Erica Regina Marani Daruichi Machado - 7,78 - 2º; Maria do Carmo Gomes da Silveira - 7,58 - 3º; Márcio Antonio Bazani - 7,45 - 4º; Wagner Peron Ferreira - 7,29 - 5º; Iara Fernanda Ehrenberg Dossi Denis - 7,08 - 6º; (Proc. 1229/2003-CISA). g) uma função de Professor Assistente, em RDIDP, sob o regime jurídico da CLT, junto ao Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, no conjunto de disciplinas Solos I, II e III, realizado no período de 3 a 7-5-2004, na seguinte conformidade: Candidato(a) – Média Final – Classificação: Marcelo Andreotti – 9,4 - 1º; Claudio Roberto Marciano - 8,3 - 2º; Paulo Sérgio Rabello de Oliveira - 8,1 - 3º. Fernando César Bertolani - 5,5 - desclassificado Amauri Nelson Beutler - 6,1 - desclassificado Reginaldo Barboza da Silva - 5,0 - desclassificado Célia Regina Grego - 4,6 - desclassificado Rosemeire Helena da Silva - 6,0 - desclassificado Marco Antonio Camillo de Carvalho - 5,8 - desclassificado Márcia Aparecida Simonete - 4,9 - desclassificado Emerson Silva Ribeiro Júnior - 4,4 - desclassificado Vanderlei Rodrigues da Silva - 4,9 - desclassificado Luciano Colpo Gatiboni - 5,7 - desclassificado Adriana Aparecida Ribon - 4,7 - desclassificado Helder Barbosa Paulino - 6,0 - desclassificado Maria Mercedes Taboada Castro - 6,1 - desclassificado (Proc. 0891-2003-CISA). h) uma função de Professor Assistente, em RTC, sob o regime jurídico da CLT, junto ao Departamento de Física e Química, na disciplina Química Geral, realizado no período de 10 a 13-5-2004, na seguinte conformidade: Candidato(a) – Média Final – Classificação: Devaney Ribeiro do Carmo - 8,20 - 1º; Alberto Adriano Cavalheiro - 8,04 - 2º; Marco Antonio Utrera Martines - 7,60 - 3º; Ademir Geraldo Cavalari Costalonga - 7,53 - 4º; José Carlos Rodrigues Silva - 7,49 - 5º Susete Trazzi Breviglieri - 7,38 - 6º; Anderson de Jesus Gomes – 7,18 - 7º; Talita Mazon Anselmo - 7,16 - 8º; Fábia Castro Cassanjes - 7,13 - 9º; Sérgio Modesto Vechi - 7,07 - 10º. Luciana Gaffo - 7,04 - 11º; (Proc. 81-2002-CISA). i) uma função de Professor Assistente, em RTC, sob o regime jurídico da CLT, junto ao Departamento de Engenharia Mecânica, na disciplina Medições de Grandezas Mecânicas, realizado nos dias 13 e 14-5-2004, na seguinte conformidade: Candidato(a) – Média Final – Classificação: Márcio Antonio Bazani – 9,2 - 1º; (Proc. 77-2002-CISA). j) uma função de Professor Assistente, em RDIDP, sob o regime jurídico da CLT, no conjunto de disciplinas de “Matemática I e II”, realizado nos dias 3 e 4-5-2004, na seguinte conformidade: Candidato(a) – Média Final – Classificação: Luiza Yoko Taneguti - 5,86 - desclassificado; Carlos Alberto Picon - 5,82 - desclassificado; Erica Regina Marani Daruichi Machado - 5,76 - desclassificado; Maria do Carmo Gomes da Silveira - 5,72 - desclassificado; Marcio Antonio Bazani – 5,65 - desclassificado. (Proc.1363-2003-Cisa). Deliberação: A Congregação homologou, por unanimidade de votos, os resultados finais dos concursos públicos de títulos e provas em referência (itens d a j). k) uma função de Professor Assistente, em RDIDP, sob o regime jurídico da CLT, junto ao Departamento de Biologia e Zootecnia, no conjunto de disciplinas Histologia e Embriologia, realizado nos dias 22, 23 e 24-4-2004, na seguinte conformidade: Candidato(a) – Média Final – Classificação: Alexandre Ninhaus Silveira – 8,63 - 1º; Ariene Cristina Dias Guimarães - 8,52 - 2º ; Maria Angélica Spadella - 8,31 - 3º; Marina Bonatelli - 7,69 - 4º; Carolina Buso Dornfeld - 7,43 - 5º; Elaine Cristina Nunes Fagundes Costa - 7,12 - 6º. (Proc. 0451-2003-CISA). Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos, análise e ampla discussão do assunto, homologou, por vinte e dois votos favoráveis, um voto contrário e nenhuma abstenção, o resultado final do concurso público de títulos e provas em referência. Declaração de Voto - A Profª Dalva Maria de Oliveira Villarreal fez a seguinte declaração de voto: Fui contrária à homologação do resultado, porque o referido concurso fere a Resolução Unesp 89, de 30-07-2003. l) 77-2002 - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. Referência: Concurso público de títulos e provas para preenchimento de uma função de Professor Assistente, em RTC, no regime jurídico da CLT, na disciplina “Medições de Grandezas Mecânicas”. Deliberação: A Congregação referendou o “ad referendum” do Colegiado, deferindo as inscrições dos candidatos: Abdón Tapia Tadeo, Marcio Antonio Bazani e Luciano Afonso da Silva. m) 81-2002 - DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA. Referência: Concurso público de títulos e provas para preenchimento de uma função de Professor Assistente, em RTC, no regime jurídico da CLT, na disciplina “Química Geral” do Departamento de Física e Química. Deliberação: A Congregação referendou a manifestação “ad referendum” do Colegiado, na seguinte conformidade: 1) Deferindo as inscrições dos candidatos: Anderson de Jesus Gomes, Hugo David Chirinos Collantes, Luciana Gaffo, José Carlos Rodrigues Silva, Fernando Petacci, Devaney Ribeiro do Carmo, Talita Mazon Anselmo, Ana Paula Silveira Paim, Alberto Adriano Cavalheiro, Rejane Carla de Souza, Susete Trazzi Breviglieri, Ademir Geraldo Cavalari Costalonga, Sérgio Luís Scarpari, Fábia Castro Cossanjes, Marco Antonio Utrera Martines e Sérgio Modesto Vechi; 2) Aprovando, nos termos do Oficio Circular RUNESP nº 25-1997, a indicação da Banca Examinadora proposta pelo Departamento de Física e Química: Titulares: a) Prof. Dr. Wagner Luiz Polito - Professor Assistente Doutor do Departamento de Química e Física Molecular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo - USP, em São Carlos - SP.; b) Prof. Dr. Pedro de Magalhães Padilha - Professor Adjunto do Departamento de Química e Bioquímica do Instituto de Biociências do Câmpus de Botucatu - UNESP; c) Prof. Dr. Newton Luiz Dias Filho - Professor Adjunto do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira - UNESP. Suplentes a) Prof. Dr. Ariovaldo de Oliveira Florentino - Professor Assistente Doutor do Departamento de Química e Bioquímica do Instituto de Biociências do Câmpus de Botucatu - UNESP; b) Prof. Dr. Laércio Caetano - Professor Assistente Doutor do Departamento de Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira - UNESP. n) 77-2002 - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. Referência: Indicação de Membro Titular para recomposição da Banca Examinadora do concurso público de títulos e provas para preenchimento de uma função de Professor Assistente, em RTC, no regime jurídico da CLT, na disciplina “Medições de Grandezas Mecânicas”. Deliberação: A Congregação referendou a manifestação “ad referendum” do Colegiado, aprovando, nos termos do Oficio Circular RUNESP nº 25-1997, a indicação, como Membro Titular, do Prof. Dr. Renato Goulart Jasinevicius - Professor Doutor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos - USP, em substituição ao Prof. Dr. Paulo Sergio Varoto - Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos - USP, considerando a impossibilidade de participação de mesmo como membro titular da Banca Examinadora do concurso público em referência. 11) EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINA: a) 1478-2002-CCB - ALINE SATO FERREIRA LEÃO. Referência: Pedidos de equivalência de disciplinas cursadas nos Institutos de Ciências Biomédicas e de Química da Universidade de São Paulo. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos, análise e discussão do assunto, aprovou, por unanimidade de votos, a retirada do assunto de pauta, para que seja consultada a Seção de Graduação do Instituto de Química e do Instituto de Ciências Biomédicas da Usp a respeito da documentação enviada pela interessada, haja vista que o histórico escolar apresentado não contém assinatura do responsável pela Seção e que a partir de 18 de agosto de 2003, foi aplicada à interessada penalidade de suspensão por 30 dias, em função de um processo de sindicância instaurado na Unidade para apurar conduta irregular de alunos. 12) SUSPENSÃO DE MATRÍCULA: a) 1664-2001-CEC - BRUNO TAKEO YOSHIDA. Referência: Pedido de suspensão de matrícula, pelo prazo de 01 ano, a partir do 1º semestre de 2004, por motivos financeiros e familiares. b) 421-2003-PPGEE - RENATO NAGASHIMA. Referência: Pedido de suspensão de matrícula, pelo prazo de 06 meses (até 14-11-2004). Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, os pareceres favoráveis aos pedidos de suspensão de matrículas em referência. 13) HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO DE MESTRE: a) 0660-2002-PPGEC - RODRIGO PELHO RIZZO. b) 0656-2002-PPGEC - RÔMULO TADEU MENOSSI. c) 1738-2001-PPGEE - ADRIANO DOS SANTOS CARDOSO. d) 1031-2002-PPGEM - ADRIANO TEBALDI. e) 1034-2002-PPGEM - GILSON FERREIRA DE LEMOS. Referência: Homologação dos resultados das defesas das dissertações de mestrado, junto aos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, sob a orientação dos Professores Doutores José Augusto de Lollo (item a), Jefferson Sidney Camacho (item b), Alexandre César Rodrigues da Silva (item c), Vicente Lopes Junior (item d) e Gilberto Pechoto de Melo (item e), respectivamente, para obtenção do título de Mestre. Deliberação: A Congregação homologou, por unanimidade de votos, os resultados das defesas das dissertações de mestrado junto aos Programas de Pós-graduação, conforme consta nas atas elaboradas pelas respectivas Comissões Examinadoras, que consideraram aprovados os candidatos para obtenção do título de Mestre em referência. f) 0460-2000-PPGEE - EDNI NUNES DE OLIVEIRA. Referência: Homologação do resultado da defesa de tese de doutorado, junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, sob a orientação do Professor Doutor Antonio Padilha Feltrin, para obtenção do título de Doutor. Deliberação: A Congregação homologou, por unanimidade de votos, o resultado da defesa de tese de doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em referência, conforme consta na ata elaborada pela respectiva Comissão Examinadora, que considerou aprovado o candidato para obtenção do título de Doutor em Engenharia Elétrica. 14) COMPOSIÇÃO DE COMISSÃO EXAMINADORA: a) 605-2003-PPGA - CID TACAOCA MURAISHI. b) 652-2002-PPGEC - VALÉRIO HENRIQUE FRANÇA. c) 655-2002-PPGEC - SILVIO TOSHIO YABUCHI. Referência: Composição de Comissão Examinadora para a defesa da dissertação de mestrado, junto aos Programas de Pós-graduação em Agronomia e em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, as composições das Comissões Examinadoras para as defesas das dissertações de mestrado em referência (itens a a c). d) 499-2002-PPGCEE - EDSON ANTONIO BATISTA. e) 1036-2002-PPGEM - LUIZ HENRIQUE MARICATO GRASSI. Referência: Composição de Comissão Examinadora para a defesa da dissertação de mestrado, junto aos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira. Deliberação: A Congregação referendou a manifestação “ad referendum” do Colegiado favoravelmente à composição da Comissão Examinadora para as defesas das dissertações de mestrado em referência (itens d e e) 15) INDICAÇÃO DE CO-ORIENTADOR: a) 1989-2003-PPGEE - THIAGO NAUFAL SANTELO. Referência: Indicação do Dr. Grover Victor Torrico Bascopé, como co-orientador do aluno Thiago Naufal Santelo, sob a orientação do Prof. Dr. Falcondes José Mendes de Seixas. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, a indicação em referência. 16) HORÁRIO E PROGRAMAS DE ENSINO: a) 51-2004 – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Referência: Horário de Aulas e Programas de Ensino, referentes ao 2º trimestre de 2004. b) 1780-2003 – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA. Referência: Horário de Aulas e Programas de Ensino, referentes ao 2º semestre de 2004. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, os horários de aulas e programas de ensino em referência. 17) HOMOLOGAÇÃO DE RESULTADO DE PROCESSO DE SELEÇÃO: a) 300-1995 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA. Referência: Resultado do processo de seleção de alunos do programa de pós-graduação, nível de doutorado. Deliberação: A Congregação homologou, por unanimidade de votos, o resultado do processo de seleção de alunos em referência. 18) PEQUENAS ALTERAÇÕES: a) 685-1998 (Of.PPGEE 15-2004) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Referência: Pequenas alterações na Estrutura Curricular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, envolvendo inclusão, exclusão e alteração no número de créditos de disciplinas. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, o parecer do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, favorável ao assunto em referência. 19) CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - ALTERAÇÃO DE PERÍODO: a) 137-2004- DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Referência: Alteração do período de realização do Curso de Extensão Universitária “Extensiometria Básica”, a ser ministrado pelo Departamento de Engenharia Civil a técnicos e engenheiros que atuam na área experimental do Laboratório de Furnas Centrais Elétricas S/A, em Aparecida de Goiânia - GO, com duração de 32 horas, sob a coordenação do Prof. Dr. Jefferson Sidney Camacho, de 27 a 30-04-2004 para 25 a 28-05-2004. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, a alteração do período de realização do Curso de Extensão Universitária em referência. 20) RELATÓRIO DE CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: a) 1295-2003- DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA. Referência: Relatório do Curso de Extensão Universitária “Interferências Eletromagnéticas”, ministrado no Laboratório de Ensino do Departamento de Engenharia Elétrica, a técnicos e engenheiros da CESP e técnicos do DEE-Cisa, no período de 28-07 a 01-08-2003, com duração de 40 horas, sob a coordenação do Prof. Dr. Carlos Alberto Canesin. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, o relatório do Curso de Extensão Universitária em referência. b) 1518-2003 - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. Referência: Relatório do Curso de Extensão Universitária "Fortran 90/95", realizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica, a alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como docente do Departamento de Engenharia Civil, deste Câmpus de Ilha Solteira, realizado no período de 01.10 a 30.11.2003, com duração de 30 horas, sob a coordenação do Prof. Dr. João Batista Aparecido. Deliberação: A Congregação referendou a manifestação “ad referendum” do Colegiado, favorável ao relatório do Curso de Extensão Universitária em referência. 21) INCORPORAÇÃO DE MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS: a) 63-2004 – SERVIÇO TÉCNICO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO. Referência: Incorporação de materiais bibliográficos: livros e teses, no mês de maio de 2004. Deliberação: A Congregação manifestou-se, por unanimidade de votos, favoravelmente à incorporação de materiais bibliográficos: em referência e tomou conhecimento de que não houve incorporação no mês de abril de 2004. 22) HOMOLOGAÇÃO DE ESCOLHA: a) Referência: Homologação da escolha dos Coordenadores e Vice-coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira - UNESP, na seguinte conformidade: Proc. 1436-1994 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA: Coordenador: Paulo Cezar Ceresini e Vice-coordenador: Edson Lazarini. Proc. 713-1992 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA: Coordenador: Aparecido Augusto de Carvalho e Vice-coordenador: Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira; Proc.- 374-1997 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA: Coordenador: Gilberto Pechoto de Melo e Vice-coordenador: João Batista Aparecido; Proc.- 205-1997 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS: Coordenador: Eudes Borges de Araújo e Vice-coordenador: Victor Ciro Solano Reynoso. Deliberação: A Congregação homologou, por unanimidade de votos, o resultado das eleições para escolha dos Coordenadores e Vice-coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em referência. 23) INCORPORAÇÃO DE BENS: a) 773-2004 – FACULDADE DE ENGENHARIA DO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA – DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA. Referência: Recebimento de bens, através de doação da FUNDUNESP ao CISA, no valor total de R$ 1.499,99, oriundos de projeto de pesquisa do Prof. Dr. Mário Susumo Haga. b) 774-2004 – FACULDADE DE ENGENHARIA DO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA – DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA. Referência: Recebimento de bens, através de doação da FUNDUNESP ao CISA, no valor total de R$ 451,00, oriundos de projeto de pesquisa da Profª Drª Maria Ângela de Moraes Cordeiro. c) 822-2004 – FACULDADE DE ENGENHARIA DO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. Referência: Recebimento de bens, através de doação da FAPESP ao CISA, no valor total de R$ 34.791,65, oriundos de projeto de pesquisa do Prof. Dr. Ricardo Alan Verdú Ramos. d) 830-2004 – FACULDADE DE ENGENHARIA DO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. Referência: Recebimento de bens, através de doação de RICARDO CARLINI ao CISA. Deliberação: A Congregação deliberou, por unanimidade de votos, favoravelmente ao recebimento de bens, através de doações, em referência. 24) REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR: a) 622-2004 - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Reestruturação Curricular do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica. b) Exp. 26-2004 (Proc.289-1998-Cisa) - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Reestruturação Curricular do Curso de Licenciatura em Física. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, os pareceres “ad referendum” da Comissão Permanente de Ensino, favoráveis às propostas de reestruturação curricular, bem como aos projetos pedagógicos do Curso de Engenharia, habilitação em Engenharia Elétrica e do Curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira - UNESP. 25) REALIZAÇÃO DA XIII SIPAT - SOLICITAÇÃO DE RECURSOS: a) 766-2004 - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Solicitação para liberação de recursos por parte da PROEX, no total de R$ 800,00 (oitocentos reais), para a realização da XIII SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da UNESP de Ilha Solteira, no período de 24 a 28-05-2004. Deliberação: A Congregação referendou a manifestação "ad referendum" do Colegiado, favoravelmente à solicitação para liberação de recursos por parte da PROEX, em referência. 26) SERVIÇO VOLUNTÁRIO: a) 381-2004 - FLÁVIA MATOS DA SILVA. Referência: Proposta de prestação de serviços voluntários, junto ao Laboratório de Saneamento do Departamento de Engenharia Civil da FE-Cisa. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos aprovou, por unanimidade de votos, a solicitação feita pelo Prof. Dr. Tsunao Matsumoto, de retirada do assunto de pauta. Declaração de Voto: O Prof. Max José de Araújo Faria Júnior fez a seguinte declaração de voto: Apesar de ter votado favoravelmente à retirada do assunto de pauta, fez breve histórico da criação do serviço voluntário na UNESP e comentou que vem crescendo o número de processos desta natureza na Unidade. Manifestou sua preocupação com a prestação de serviços voluntários em atividades-fim da Universidade, tanto no que se refere ao enfraquecimento, no futuro, de solicitações de contratação, como de questões trabalhistas que possam surgir. 27) ACORDO DE COOPERAÇÃO E CONVÊNIO-ESPECÍFICO: a) 434-2004 - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Proposta de Acordo de Cooperação e Convênio Específico entre a UNESP e a Universitat Politécnica de Catalunya - Barcelona - Espanha, objetivando o intercâmbio de alunos de graduação e de pós-graduação, bem como o intercâmbio de docentes para desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, além do desenvolvimento de projetos em comum. Deliberação: A Congregação, aprovou, por unanimidade de votos, o Parecer da Comissão Permanente de Extensão Universitária, favorável à proposta de celebração de Acordo de Cooperação e Convênio Específico em referência. 28) NOVA PROPOSTA DE REGULAMENTO: a) Ofício PPGCM nº 10-2004 (Proc. 191-1997) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS. Referência: Nova proposta de Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais, com pequenas alterações sugeridas pela PROPP. b) 1334-1999 (Ofício PPGEC nº 28-2004) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL. Referência: Nova proposta de Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, com pequenas alterações sugeridas pela relatora da CCPG. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, os pareceres dos Conselhos dos Programas de Pós-graduação em Ciência dos Materiais e Engenharia Civil, favoráveis às propostas de regulamentos em referência. B - OUTROS ASSUNTOS: 1) CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Proposta de ocupação do Prédio do Centro de Treinamento de Ilha Solteira. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos do Presidente da Comissão de Estudos para ocupação das áreas do Centro de Treinamento, imóvel cedido pela Cesp para uso da Unesp – Campus de Ilha Solteira, Prof. Edson Guilherme Vieira, a respeito da proposta aprovada pela referida Comissão, análise e ampla discussão do assunto, deliberou, por unanimidade de votos, pela transferência do Departamento de Engenharia Elétrica (salas de docentes, graduação, pós-graduação e laboratórios didáticos e de pesquisa) para as instalações do Centro de Treinamento. Deliberou, também, que todo espaço disponível no Centro de Treinamento, de uso comum, ficará sob a responsabilidade da Administração da Unidade, a qual compete definir a melhor forma de utilização. Pedidos de Inclusão: 1- O Prof. Tsunao Matsumoto, Chefe do Departamento de Engenharia Civil, pediu para registrar, na presente ata, a Deliberação da reunião dos docentes do seu Departamento, que em reunião realizada dia 26-05-2004 discutiram a respeito da ocupação das Áreas do Centro de Treinamento – imóvel cedido pela CESP para o uso da UNESP - Campus de Ilha Solteira, na seguinte conformidade: “Após discussão do Relatório conclusivo da Comissão de Estudos para Ocupação das Áreas do Centro de Treinamento – imóvel cedido pela CESP para o uso da UNESP - Campus de Ilha Solteira, deliberou-se que: Mediante as opções contidas no documento em questão, os docentes do DEC, presentes à Reunião, manifestaram que a transferência do DEC ao CT poderá ser realizada quando todas as dependências a serem ocupadas estiverem em condições adequadas ao uso, incluindo sala de docentes, pós-graduação, laboratórios didáticos e de pesquisas, em áreas iguais ou maiores que ocupadas atualmente. Sem tais condições de adequação completa, o DEC não está disposto a se transferir ao CT. A deliberação acima foi motivada levando-se em conta os seguintes fatos: a) A transferência ao CT sem as condições adequadas trará ônus muito maiores ao DEC que a dificuldade a ser enfrentada no curto prazo pois, de imediato, o DEC tem duas prioridades de construção com verba emergencial da APLO aprovadas: uma, em caráter emergencial, o fechamento da área de ampliação dos laboratórios didáticos no Laboratório Central de Engenharia Civil, beneficiando três Áreas do DEC; outra, a ampliação do Laboratório de Hidrologia e Hidrometria para abrigar os Laboratórios didáticos de Hidráulica e Fenômenos de Transporte. b) O DEC está na terceira prioridade na lista de construção de prédios de Departamentos aprovados em 1996, com previsão de construção de um prédio administrativo de 1.600m2. E ainda na seqüência da mesma lista, há previsão de construção de outros laboratórios didáticos e de pesquisa no médio prazo. Desta forma, em caso de rediscussão da lista de prioridade de construção, o DEC deseja manter a seqüência da lista em vigor, eliminando as construções executadas. c) Como sugestão de uso do CT, o DEC apóia a opção (i) “O Departamento de Engenharia Mecânica apresentou uma proposta de utilização do CT como um local de uso comum da Unidade, destinado a abrigar um Centro de Convenções para realização de eventos, com possibilidade de locação a terceiros, um Museu de Ciência e Tecnologia e um Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico” como sendo a mais adequada apresentada pela comissão. d) O DEC deseja participar da discussão de redistribuição de espaços a serem desocupados”. 2- O Prof. Max José de Araújo Faria Júnior ressalvou que o que está resumido no documento da Comissão não reflete exatamente o que foi decidido no Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos e que é importante saber como esta nova reacomodação afetará a lista de prioridades de construção da unidade. Lembrou que os Laboratórios didáticos da Agronomia serão construídos com recurso extra-orçamentário e, portanto, fora da lista de prioridades. Ressaltou, também, que as eventuais áreas liberadas, por conta da mudança de departamentos das engenharias para o CT, ocorrerão no Prédio Central e a Agronomia, provavelmente, permanecerá com sua carência de área construída. 2) Parecer CPE nº 24-2004. CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Processo de transferência de alunos para os cursos da FE-Cisa. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos aprovou, por unanimidade de votos, o Parecer CPE nº 24-2004, favorável à realização do processo de transferência de alunos para os Cursos da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira UNESP, apenas uma vez por ano, no início do período letivo. 3) Parecer CPE nº 23-2004 - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Aproveitamento de disciplinas cursadas na pós-graduação. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos aprovou, por unanimidade de votos, o Parecer CPE nº 24-2004, favorável ao número de disciplinas cursadas nos Programas de Pós-graduação da Unidade que o aluno poderá aproveitar na graduação, conforme segue: Conselho de Curso de Graduação em Engenharia Elétrica - um terço dos créditos de disciplinas optativas necessárias na graduação; Conselho de Curso de Graduação em Engenharia Civil - duas disciplinas; Conselho de Curso de Graduação em Engenharia Mecânica - duas disciplinas; Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas - 20% do total de créditos das disciplinas optativas da graduação; Conselho de Curso de Graduação em Física - nenhuma; Conselho de Curso de Graduação em Zootecnia - nenhuma; Conselho de Curso de Graduação em Agronomia - nenhuma; Conselho de Curso de Graduação em Matemática - nenhuma. 4) Parecer CPEU nº 49-2004 - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Modelo de Formulário para apresentação do relatório final do Programa de Monitoria. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos aprovou, por unanimidade de votos, o Parecer CPEU nº 49-2004, favorável ao formulário para apresentação do relatório final do Programa de Monitoria, com vigência a partir do 1º semestre de 2004. 5) Parecer CCGCB nº 07-2004 - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Horário de aulas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, para o 2º semestre de 2004. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos aprovou, por unanimidade de votos, o Parecer CCGCB nº 07-2004, favorável ao horário de aulas em referência. 6) Oficio FERS 084-2004. Referência: Solicita alteração do número de créditos da disciplina optativa “Acarologia Geral”, oferecida aos alunos do Curso de Ciências Biológicas, de 04 créditos para 02 créditos. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos aprovou, por unanimidade de votos, o parecer do Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas, favorável à alteração do número de créditos em referência, com ressalva de que a disciplina não seja oferecida no 2º semestre de 2004. 7) Oficio FERS 079-2004. Referência: Solicita alteração nas disciplinas oferecidas pela área de Fitopatologia para o Curso de Ciências Biológicas, sendo: cancelamento do oferecimento das disciplinas “Micologia Aplicada e Fisiologia de Fungos” e oferecimento de uma nova disciplina denominada “Fitopatologia” bem como o seu programa de ensino. 8) Ofício DEFERS nº 014-2004. Referência: Proposta de oferecimento da disciplina optativa “Microbiologia do Solo” e respectivo programa de ensino, aos alunos do Curso de Ciências Biológicas, em substituição às disciplinas FERS0736 - Microbiologia e Processos Biológicos e FERS0728 - Controle Biológico Aplicado. 9) DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTECNIA. Referência: Programa de ensino da disciplina Educação Ambiental na Escola, a ser oferecida para o Curso de Ciências Biológicas, no 2º semestre. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos aprovou, por unanimidade de votos, os pareceres do Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas, favoráveis aos assuntos em referência (itens 07, 08 e 09). 10) Ofício CORIC nº 001-2004. CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Encerramento dos trabalhos da CORIC-2003. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos aprovou, por unanimidade de votos, o parecer do relator da Comissão Permanente de Ensino, favorável ao assunto em referência. 11) Parecer CPEU nº 55-2004 - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Sugestão para delegação de competência à Comissão Permanente de Ensino para acompanhamento do Programa de Monitoria da Unidade. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos aprovou, por unanimidade de votos, o parecer da Comissão Permanente de Extensão Universitária, favorável ao assunto em referência. 12) Ofício Circular nº 04-2004-GD. CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA. Referência: Correspondências recebidas de pais de alunos, parabenizando a Direção da Unidade pela iniciativa relativa ao Ofício GD nº 04-2004, encaminhado aos Senhores Pais de Alunos da FE-Cisa. 13) Ofício Circular nº 05-2004-D-FCL-CAr. CÂMPUS DE ARARAQUARA. Referência: Encaminha aos Diretores das Unidades Universitárias, para conhecimento das Congregações, o texto intitulado “Dever de ofício: considerações sobre o desenvolvimento do Programa Pedagogia Cidadã”, elaborado pela Profa. Dra. Marilda da Silva, do Departamento de Didática. Deliberação: A Congregação tomou conhecimento dos assuntos em referência (itens 12 e 13). 14) Carta elaborada pela comunidade acadêmica da Unesp de Ilha Solteira, reunida em Assembléia no dia 28 de maio/04 acerca da Crise da Unesp: Dilemas e Soluções. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos do Prof. Wilson Manzoli Júnior a respeito da carta elaborada pela comunidade acadêmica da Unesp de Ilha Solteira, análise e ampla discussão do assunto, deliberou, por unanimidade de votos, por tomar conhecimento da mesma, concordar com o seu teor e propor o seu encaminhamento ao Magnífico Reitor da Unesp para dar conhecimento ao Conselho Universitário. 15) OF.DEFERS.044/04 - DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE, ENGENHARIA RURAL E SOLOS. Referência: Solicita autorização para construção de um prédio de 250 m2 anexo ao Laboratório de Entomologia, com recursos captados pelo Prof. Geraldo Papa, através de projetos junto à FEPISA. Deliberação: A Congregação aprovou, por unanimidade de votos, a solicitação em referência. O Prof. Jefferson Nascimento de Oliveira parabenizou a ação do Prof. Dr. Geraldo Papa pelo seu brilhante trabalho, que culmina agora na construção de um laboratório com recursos advindos de trabalhos de extensão, trabalhos esses que envolvem também o corpo discente de nossa instituição. 16) Moção de agradecimento ao Secretário de Educação do Estado de São Paulo, por ter permitido a cessão do prédio do Centro de Treinamento para a Unesp. Deliberação: A Congregação, após esclarecimentos do Prof. Vicente Lopes Júnior, análise e discussão do assunto, aprovou, por unanimidade de votos, o envio de uma Moção de Agradecimentos ao Excelentíssimo Senhor Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Benedito Issaac Chalita, pela relevante atuação nas tratativas para concessão do Prédio do Centro de Treinamento da Cesp, localizado na cidade de Ilha Solteira, para utilização da Unesp - Campus de Ilha Solteira. Nada mais havendo a ser tratado ou apreciado, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou os trabalhos do dia. Para constar eu, Getúlio Mendes dos Santos,                Secretário, lavrei a presente Ata que, após lida e aprovada, deverá ser assinada pelos senhores membros presentes à reunião. Ilha Solteira, aos vinte e oito dias do mês de maio do ano dois mil e quatro. .........................