Faculdade de Engenharia
Página inicialEventos › V ENSOLUNESP › Oficinas
V ENSOLUNESP - Oficinas

OFICINAS

"AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS NO DIA DO EVENTO APÓS O CREDENCIAMENTO"

30 VAGAS POR OFICINA

09:00h - 13:00h

Quinta-Feira

LibreOffice Writer - Principais novidades da nova versão

Vitório Furusho - The Document Foundation

SALA 1

Formatação de Trabalhos Acadêmicos com LibreOffice - Valdir Barbosa  e Douglas Vigliazzi -  Unesp

Apresentar aos participantes noções básicas de formatação de Textos, destinados a área acadêmica, conforme a ABNT. Serão abordados os seguintes tópicos:

1 – Formatando textos, títulos (estilos);

2 – Formatação de citação textual;

3 – Referências bibliográficas;

4 – Formatação e inserção de figuras;

5 – Tabelas: formatação e identificação;

6 – Numeração de páginas;

7 – Sumário e listas.

ALMOÇO 13:00

14:00h - 18:00h

ARDUÍNO - Desirée Santos - ThoughtWorks Brasil

Arduíno é uma plataforma de hardware e software livres na quais entusiastas de eletrônica, programadores e designers podem criar projetos no estilo "faça você mesmo". Com ele, conseguimos automatizar praticamente tudo, utilizando software e hardware livres; a plataforma é simples de utilizar e existe muito hardware e software livres disponíveis, facilitando o desenvolvimento de novos projetos. Essa é uma oficina introdutória, onde serão apresentados os conceitos básicos e exemplos práticos.

SALA 3

Ubuntu Linux Desktop - Aprígio Simões -  UBUNTU-BR-RJ

09:00h  - 13:00h

Sexta-Feira

SALA 1

R commander - uma interface gráfica para o R - Carlos Alberto Oliveira de Matos -  Unesp Itapeva

Público alvo: Interessados na utilização de um ambiente de software livre para computação estatística e gráficos para a realização de análises comumente utilizadas nas disciplinas básicas de Estatística dos cursos de graduação.

Ilustração com o Gimp - Elias -  Unesp Ilha Solteira

Programação:
1. Breve história da Ilustração;
2. Qual a diferença entre ilustração e desenho;
3. O uso de referências na ilustração;
4. Demonstrando na prática: making-of ilustração do Cartaz/Capa do DVD Stand-up Comedy “Volume I” - Danilo Gentili e Capa da Revista MAD “Avatar” (Revista Ilustrar);
5. O Gimp como ferramenta de Ilustração;
6. Conhecendo a Interface do Programa;
7. Teclas de atalho e outros recursos para agilizar o trabalho;
8. Comparativo entre o uso de mouse e mesa digitalizadora (durante a atividade prática);
9. Atividade Prática: Ilustração;
Todos os itens a seguir serão abordados durante a produção de uma ilustração de personagem Cartoon com acabamento (quase) realista, não seguindo estritamente a ordem abaixo;
9.1. Criando um novo arquivo;
9.2. Uso de camadas (efeitos com os modos de mesclagem e opacidade de camadas);
9.3. Cores (Paleta de Cores);
9.4. Ferramentas de Pintura (ferramenta de vetores como mais uma opção);
9.4.1. Pincéis (Criando um pincel);
9.5. Opções de pintura compartilhada entre ferramentas;
9.6. Texturas (Criando uma textura);
9.7. Ferramentas de seleção (ferramenta de vetores como mais uma opção);
9.8. Ferramenta de recorte da imagem;
9.9. Ajustes finais;
9.10. Salvar e exportar;
10. Considerações finais.

ALMOÇO 13:00h

14 h - 18 h

Quantum GIS - Luís Lopes -  INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTA DO AMAPÁ - IEF

Apresentar aos participantes conhecimentos básicos de geoprocessamento e ferramentas do software de Sistemas de Informação Geográfica Quantum GIS (QGIS)

Público alvo:

Estudantes do ensino técnico, graduação e pós-graduação das áreas de meio ambiente, geografia e áreas afins, e profissionais do setor público ou privado, em diferentes áreas do conhecimento.

LIM

Zotero com LibreOffice - Charles Miers - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

A oficina de Zotero tem por objetivo identificar os principais aspectos relacionados a manutenção de bases de referência bibliográfica e sua integração com ferramentas de edição / sites. Inicialmente é feita uma exposição do conceito de gerenciadores de referências, opções disponíveis e aspectos relevantes deste tipo de ferramenta para a edição de texto fundamentados (método científico). A oficina inicia-se com a instalação do Zotero e plugins (e.g., integração LibreOffice), seguida de noções sobre os principais aspectos de configuração e sincronização da ferramenta. Uma vez instalado e configurado, são exemplificadas as principais operações para criar e gerir uma base de referências e fazer a inserção/atualização de referências em editores de texto.

Atualizada em 11/09/2013 às 09:02 - Responsável: Valdir Barbosa